Interface Zero, preview 4: Da mente à um cano fumegante 1


E fazemos hoje nosso quarto preview, dessa vez, falando um pouco dos arquétipos do cenário.

Primeiramente, gostaríamos de avisar que, apesar de arquétipos, os jogadores não devem e não podem se sentir presos à eles. Eles são feitos como guias para ter ideias para personagens, ou para serem usados como algo de último minuto, quando você não teve ideia nenhuma e precisa de um personagem para daqui a cinco minutos.

dutch_courage
Agente

Eu já executei operações secretas em Berlim, Moscou, Xangai, Tel-Aviv e em milhares de pocilgas sem nome através do sistema solar. Eu descobri tanta sujeira de governos que assustariam você se essa informação viesse à tona. Eu matei mulheres, crianças — vilas inteiras desapareceram porque uma pessoa viu algo que ela não deveria ter visto; e se eu tivesse que fazer, eu faria de novo, porque segurança tem um preço, ami, e se isso significa que algumas pessoas tem que morrer para que outros milhões possam viver, eu estou disposta à pagá-lo.
#Carla Singer, Bureau de Inteligência de Atlântica

Agentes se engajam em uma variedade de operações abrangendo desde operações secretas, a missões de recuperação, campanhas de contra-insurgência, campanhas de desinformação, e — se necessário — assassinatos. Eles são especialistas com armas leves e mestres em combate corpo a corpo, tem treinamento extenso em vários assuntos, incluindo (mas não se limitando) contraterrorismo, espionagem e interrogatório. Eles usam essas habilidades para proteger e promover os interesses do governo ao qual eles devem lealdade.

Caçador de Recompensas

Precisa resgatar um fugitivo de volta?” Pelo preço certo, eu corro atrás dele para você. Entretanto, uma caçada fora do planeta custa um extra.
#Tracy Fang, Caçador de Recompensas Independente

Com a balcanização do mundo em 2090, é uma questão simples criminosos em fuga pular a fronteira ou sair do planeta e deixar os agentes da lei locais comendo poeira. É ai que o Caçador de Recompensas entra. Quando alguém precisa ser trazido de volta para julgamento, o caçador de recompensas o encontra e arrasta de volta de qualquer maneira. Quando um governo (ou mega-conglomerado) precisa se certificar de que alguém está morto, o caçador de recompensas será aquele que traz o corpo de volta.

Cibermonge

Eu sou um estudante do 路径的增强战士 — O Caminho do Guerreiro Aprimorado. As ruas são o meu dojo, seu ritmo o meu kata. Eu e outros como eu somos armas vivas, forjadas em ciber clinicas em Chiba, Xangai, Chicago, Bangkok, Cidade do México, Nova Brasília e incontáveis outros lugares. Você olha pra mim e vê um monstro desumano, mas quando eu olho no espelho, eu vejo perfeição.
# Mia Yi, vulgo Vento de Aço Ascendente

Cibermonges são indivíduos que abraçaram implantes cibernéticos para forçar seus corpos bem além dos limites do potencial humano. Mais que apenas ronins ou soldados, cibermonges veem implantes cibernéticos como uma experiência profundamente filosófica e quase religiosa. Mas eles vão além de simplesmente implantar novos equipamentos em seus corpos. Constantemente forçam os limites dos seus corpos através de uma dura auto-disciplina e regimes de exercício exaustivos. Como resultado, são aptos a forçar seus implantes cibernéticos bem além do que a maioria das pessoas consegue. Eles ganham níveis de desempenho com seus implantes cibernéticos e bioequipamentos que beiram o reino do misticismo.

Contrabandista

Fazer com que esse carregamento chegue a Paris será um pesadelo, omae. Os franceses não mais são um bando de frouxos como eles costumavam ser. Estamos falando de drones de patrulha com IA, caças furtivos e o que há de melhor em rastreamento por satélite. Sem mencionar que a França está um caos nesse momento. Então sim. Você precisa subir um pouco esse preço se você quiser que eu faça isso pra você.
#Mickey Midnight

Contrabandistas são aqueles que se especializam em mover contrabando através de fronteiras sem serem detectados. Em 2090, onde há mais fronteiras do que nunca, eles estão vendo um boom sem precedentes nos negócios. Em grande variedade, existem aqueles que se especializam em viagens aéreas ou nos oceanos, ou aqueles que se especializam em atravessar a fronteira à pé ou sobre rodas. O que importa é que o contrabandista seja hábil em mover a sua carga sem ser detectado, ou ter as autoridades rastreando a carga de volta até o empregador.

Ex-Soldado

Eu era do exército, mas quebrei o queixo do meu sargento de artilharia depois que ele falou umas besteiras sobre o meu namorado. Eles me deram um ano de cadeia por isso e uma dispensa desonrosa. Mas está tudo bem. O dinheiro é melhor fora do exercito e as pessoas para quem eu trabalho não me enchem por causa da minha orientação sexual.
#Nate Morris, ex-Exército UGL .

Os soldados de 2090 operam em campos de batalhas que contém hacking em tempo real e ataques com vírus militares, drones controlados pelas mentes de seus operadores e mechagolens que podem dizimar campos de batalha de modo mais rápido e eficiente do que qualquer tanque poderia.

Golpista

Ei docinho, por que você está sentado aqui sozinho? Ah, não se importe comigo — uma garota do meu tamanho não pode ser uma ameaça a você, pode? Diga, isso é um tag de RH da Ravenlocke ai no seu braço? Uau! Eu sempre tive uma queda por homens de uniforme. Mas não conte a ninguém ok? Apenas um segredo entre eu e você. Diga, você não trabalha no ramo de escritórios da Helios Corp. no centro da cidade? Uau, isso é impressionante! Sabe, eu acredito que você ouve todo tipo de coisa interessante trabalhando lá… não é…
#Moesha Monday armando um golpe.

Mesmo com o advento da comunicação completamente virtual, ainda existem aqueles indivíduos que sobrevivem à base do charme e da ingenuidade dos outros. Golpistas são os vigaristas de 2090 e alguns argumentam que é deles a profissão mais antiga do mundo — não aquela outra que você pode estar pensando. São aqueles para quem o mundo social é um playground. Tão confortáveis em uma sala de reuniões quando em um bar, golpistas ganham suas vidas sendo capazes de ganhar a confiança de outros a fim de separá-los de seu dinheiro e de seus pertences.

Hacker

O mundo todo está conectado. Linhas de código transmitidas a nossa volta lidam com cada aspecto da vida cotidiana. Nós vivemos e respiramos código, dependemos dele, confiamos nele esperando que tudo funcione. Os pessoas leigas nem mesmo o consideram. Mas, e aqueles como eu? Nós o manipulamos, o controlamos. Somos os deuses e monstros neste admirável mundo novo. Podemos controlar as máquinas da vida cotidiana.  Das ruas às salas de reunião, nada está à salvo de nosso alcance. Não sacaneie a gente.
#Anonomouse, Manifesto Hacker versão 3.4

Os hackers de 2090 tem um legado orgulhoso que abrange cerca de cem anos. Enquanto o mundo digital é, agora, mais avançado do que nunca, os antigos ensinamentos dos antepassados (e antepassadas!) no nascimento da era da informação ainda são verdadeiros. O hacker é uma força a ser respeitada em uma era onde tudo é sem fio e tudo pode ser hackeado. Qualquer grupo almejando ser bem sucedido precisa de um hacker para realmente prosperar em 2090. Da gangue de motoqueiros locais, ao ronin, até mesmo a polícia e os militares, hackers tem mais demanda para os seus talentos do que nunca.

Ídolo

Sim, baby, nós podemos ir para o Nexus essa noite; eles nos deixarão furar a fila e eu posso até assinar alguns hiperautográfos. Meu RP diz que me misturar com os locais é bom para a minha imagem. Curtir com os sprawlers por um tempo, mostrar a eles que eu lembro das minhas raízes. Diabos, eu posso até arrebentar alguém essa noite! Meu advogado está trabalhando na baboseira legal com a policia local… O que foi isso? Ah não, a vitima está na folha de pagamento e arranjei para ele um novo dub. Entretanto ele está cobrando um rim… malditos atores sindicalizados.
#Bella Nightshade, Cantora Techno Gótica

Muitos ídolos são fabricados pela industria de entretenimento a partir de construtos virtuais que passaram por grupos específicos para encontrar o apelo mais amplo com a sua audiência. Ídolos permanecem em destaque contanto que as corporações possam fazer dinheiro a partir dessa fama fabricada, extraindo deles o máximo que podem antes que possam descartá-los em favor do próximo.

Jóquei de Drone

Quer vigilância remota na sua localização? Precisa de suporte pesado no seu próximo trabalho? Bem, então, eu sou sua garota.
#Jayda Jetstream, Jóquei de Drone Freelance

O jóquei de drone é um especialista quando se trata de usar drones. Mais do que apenas o piloto de fuga, ele confia em uma cavalaria de drones com várias habilidades para se tornar o exército de um homem só. Não importa a situação, alguém por aí já projetou um drone para o trabalho. Ele está vivo de verdade quando salta rapidamente de um drone a outro, tomando controle completo de suas máquinas.

Jornalista Investigativo

A história quer ser contada; você só tem que fisgá-la pra fora da fonte. Eu trabalhei em guerras, expus negócios protegidos pela Yakuza, trouxe até vocês a verdade sobre as indústrias simsex e fiz mais inimigos que um político honesto em Denver. Mas, vale a pena para arrumar uma boa historia, uma exposição dos escrotos desse mundo… lançar uma pequena luz sobre as sombras. Isso é o que me faz continuar. Isso e o dinheiro, claro.
#Tony Falcon, Reporter Freelancer

As notícias recebidas pela maioria das pessoas em 2090 foi manipulada, moldada, dobrada, torcida, mutilada e finalmente fabricada para se encaixar na imagem preferida dos governos e corporações. Embora isso não tenha atingido os níveis de controle totalitário da mídia, dizer que as noticias são higienizadas para o publico é atenuar as coisas. Embora haja aqueles jornalistas que, mesmo dentro das mega redes de noticias 24 horas controladas por corporações, buscam a verdade — a história real atrás dos bastidores — a maioria das noticias reais é reportada e blogada por fontes independentes.

Membro de Gangue

Não existem bandidos velhos. Lembre-se disso. Tu tem que pegar o que é seu agora parceiro, porque tua vida não vai durar muito nessas ruas.
#Buzzer, Chefe de Guerra dos Storm Troopers da Zona Sul.

Quanto mais as coisas mudam, mais elas continuam do mesmo jeito. A única coisa que mudou sobre as gangues na era de 2090, é que elas são ainda mais perigosas do antes. Com o aumento da pobreza e a dissolução da classe média, mais e mais pessoas se voltaram ao estilo de vida das gangues como o único meio de sobreviver. Uma gangue significa amigos, família substituta, dinheiro e prosperidade para aqueles vivendo nas sarjetas.

Policial de Setor

Ok meninos e meninas, escutem. Os Sulistinhas tiveram o couro esfolado noite passada pelos Muerto 13 e eles estão afim de dar o troco; então não corram nenhum risco lá fora. Não hesitem em deitar esses vagabundos se vocês acharem que eles vão atacar vocês. Estabeleçam o seu domínio, com força letal se necessário. As pessoas precisam saber quem realmente manda nessas ruas.
#Oficial Rikkard Stone, Comandante de Turno, Chicago; Setor Little Cuba

O policial de setor é um dos trabalhos mais difíceis no sprawl: aplicar a lei e a ordem em um ambiente antagônico a tais conceitos. O distintivo torna o policial um alvo, e não apenas para balas. As pessoas os odeiam e temem, e muitas vezes, por uma boa razão. Um movimento errado, uma palavra dita em meio à raiva, o marcará como um civil potencialmente hostil e isso é tudo que um policial de setor precisa para tomar a lei em suas próprias mãos. Muitos são tão corruptos quanto as pessoas que eles prendem, mas há exceções. Mesmo que em minoria, há aqueles que ainda acreditam no antiquado lema “Servir e Proteger.

Rato de Rua

A vida à margem é fluida, como um rio, sacou? Você tem que encontrar o ritmo das ruas e ir nele se você quiser sobreviver. Claro, é duro, mas é melhor do que ser enfiado em um dos mega blocos… aqueles caras se dão muito mal.
#Snatcher

Seja por escolha, ou destino, o rato de rua das ruas a sua casa. Enquanto a maioria consideraria isso uma sentença de morte, o rato de rua prospera, aprendendo como se manter com pouco ou nenhum recurso.

Remendador

Eu cobro 50% adiantado. Reclame o quanto quiser, mas se você morrer na minha mesa por causa desse buraco no peito, eu não serei pago, serei? Ok, ok, eu vou colocar alguns relaxantes e uns curativos Betameth para te manter vivo tempo suficiente para terminar o seu trabalho. Afinal se você morrer, eu não ganho a outra metade do meu dinheiro, não é?
#Johnny Two Thumbs

Embora a tecnologia médica tenha atingido um nível que parece quase milagroso em 2090, a maioria das pessoas não pode pagar por ela. Mesmo os poucos lugares que tem tratamento médico acessível são geralmente cheios e agendados com meses de antecedência. Mas as pessoas precisam ser tratadas e é ai que o remendador entra. Ele também vem a calhar em um serviço, onde seus nano-robôs e bandagens químicas podem significar a diferença entre a vida e a morte.

Ronin

Claro, você pode encontrar outros para fazer esse trabalho e talvez os seus cães de caça corporativos possam farejar a localização da sua executiva antes que ela seja enviada para o exterior e vendida pelo lance mais alto, mas eu não apostaria nisso. Você precisa de gente que possa achá-la e rápido… sem burocracia, sem brechas legais para serem puladas pelos seus advogados e mais importante, sem visibilidade. Em resumo, você precisa da minha equipe. Mas se você sequer pensar em trair a gente, você terá problemas, ami.
#Frank the Tank, Freelancer

Um recurso descartável, operativos das ruas, guerreiros urbanos — ronins fazem os trabalhos que ninguém quer ou consegue fazer. Quer seja uma incursão em uma corporação rival, uma operação de contrabando, um roubo de dados, uma missão de recuperação, ou uma simples entrega na área de uma gangue rival, ronins são as pessoas com as habilidades para realizar o serviço.

Zeek

Sim, eu tenho algumas habilidades. Eu tenho talentos, por assim dizer, e eu os uso para sobreviver nesse mundo doido. Minhas habilidades assustam as pessoas, faz com que algumas delas queiram me machucar ou me prender. As vezes, eu sinto pena deles, mas não deixo ela me impedir de usar meu poder para me proteger, mesmo que isso prove que os seus medos se justificam. É uma droga, mas esse é assim que as coisas são.
#Fxfactor

Não é fácil ser um zeek. A maioria das pessoas o odeia ou tem medo de você, o que significa que eles querem controlá-lo ou matá-lo. Alguns zeeks tentam esconder seus poderes; alguns tentam usá-los para ficar à frente do mundo, mas, na maioria das vezes, os zeeks tentam apenas sobreviver, como todo mundo. Entretanto, há algumas vantagens em ser um. A maioria dos freelancers tem uso para um zeek de confiança em seu grupo, seja para colocar um guarda para dormir, ler a mente de um prisioneiro ou jogar os inimigos três metros para trás com um pensamento.


 

Novamente, estes arquétipos estão longe da pluralidade existente em 2090 e de forma alguma representam sequer uma fração dos conceitos possíveis para os personagens. Servem apenas como um guia para despertar ideias e criar personagens à seu modo.

Não esqueça que o financiamento coletivo do Interface Zero já está no ar, e contamos com seu apoio para trazer este belíssimo cenário para o Brasil, trazendo o cyberpunk de volta para as mesas de jogo brasileiras!

card

A Revolução Está Chegando!
#arec


Não leu os previews anteriores?

Preview 1: A estrada para 2090

Preview 2: A vida em 2090

Preview 3: Da carne ao metal!


Deixe um comentário

Um pensamento em “Interface Zero, preview 4: Da mente à um cano fumegante

  • Alvaro_G

    Meditando na montanha de aço.
    Sob a sombra da cerejeira de cromo.
    Ouvi o vento azinhavre sussurrar…
    Perfeição é nada.
    Aperfeiçoamente é o caminho.

    Meditações de Shogo LaMachina, o cibermonge.