Após quase 20 anos, o Cyberpunk está de volta! 5


Após quase 20 anos do último lançamento de um cenário cyberpunk no Brasil, nós estamos trazendo o mais novo lançamento da Pensamento Coletivo, Interface Zero!

iz_logo

E para fechar bem a semana, aí vai o primeiro preview…

A Estrada para 2090

Postado Por: #Billy_Black_Eyes
Então aqui estamos em Janeiro de 2090. Faz alguns anos que eu soltei o ultimo INFODUMP no mundo e estou aqui para corrigir isso. Este documento maciço lhe dará toda informação que você precisa para se atualizar no estado do mundo, junto com enormes quantidades de dados estatísticos sobre uma porção de assuntos, incluindo a DataNet Global, MechaGolens, drones e outras tecnologias emergentes. Você lerá sobre as maravilhosas e estranhas pessoas que habitam este mundo, o sistema solar, zeeks e muito mais. Eu colhi informações de fontes no mundo todo e fiz a conferência dando o melhor de mim. Dito isso, nunca se sabe o que é verdade e o que não é nesta era de mentiras da grande mídia, propaganda governamental e jornalismo do tipo “faça você mesmo”, então absorva a informação (especialmente nos data dumps sobre o mundo) com um certo ceticismo.

#Simba: Então, o que você está dizendo Billy? Que não podemos confiar em você?
#Billy_Black_Eyes: Não foi isso que eu disse. Você sabe muito bem que informação, especialmente informação editorada, sempre teve algumas tendências. Também é fluida. O que era verdade na época em que eu adquiri pode não ser exatamente preciso agora.

Os últimos dois anos tiveram uma série de grandes eventos ocorrendo no mundo. Se apenas uma ou duas coisas tivessem ocorrido, eu poderia achar que eles não estavam conectados. Entretanto foi como se alguém andasse até um castelo de cartas e puxasse uma carta. O castelo ainda não ruiu completamente; está em uma queda livre em câmera lenta, e a pior parte, apenas alguns de nós parecem estar assistindo. O que se segue é um breve vislumbre dos grandes eventos que moldaram o mundo no qual vivemos atualmente.

#Neon_Bright: Ah Billy, vendo o mundo com essas lentes escuras de novo é?
#Magpie: @Neon; Eu acho que ele precisa de um abraço 🙂
#Billy_Black_Eyes: O que eu preciso é de uma passagem para Marte. As coisas estão prestes enlouquecer e eu quero sair desta pedra.

A Hegemonia Cresce

A repressão sobre os zeeks, híbridos e humanos sintéticos no CNA (Coalizão Norte-Americana) atingiu seu ápice quando o Congresso e o Senado ratificaram o infame Ato de Pureza Racial: uma lei severa banindo a prática da criação de híbridos e simulacros. Todas as clínicas de modificação genética e as instalações de produção de simulacros foram ordenadas a fechar. O Ato de Pureza Racial também tornou ilegal o uso de poderes psíquicos dentro das fronteiras da nação, com multas pesadas e até mesmo encarceramento para aqueles que fossem pegos usando. Varias organizações de vigilância foram criadas, a mais notória delas é a Divisão-Psi: um ramo da Stopwatch incumbida de monitorar e em alguns casos até mesmo “neutralizar” ameaças psíquicas.

street_sam#Psychopope: E por “neutralizar”, ele quer dizer assassinar.
#Denver_Must_Burn: E realocação forçada… Eu também não estou falando de prisões VR. Estou falando sobre campos de concentração em Montana e nas Dakotas.
#Simba: Foi tão ruim quanto para os híbridos como eu. Quando aquelas clínicas de modificação genética foram fechadas, as informações privadas sobre seus clientes foram confiscadas sob os auspícios da “segurança nacional”. Isso significa que o Departamento de Segurança Nacional (DSN) tem os nomes e endereços de todo hibrido e simu livre na Coalizão Norte-Americana. Se você tem um TAP, o DSN também pode rastrear seu IP.
#Luciferion: @Simba: Cara, isso está acontecendo com todos os cidadãos, independente do fato de você ser um zeek, hibrido ou um “simples” humano.
#Denver_Must_Burn: Tudo o que eu posso dizer é, A.R.E.C.!!!
#ilicit_behavior: Sim, DMB. A Revolução ESTÁ Chegando.

Casos de violência racial irromperam através da Coalizão Norte-Americana à medida que os oficiais da lei começaram a prender zeeks. Alguns dos híbridos mais óbvios — particularmente as variantes de touro, urso e rinoceronte — também foram encarcerados. Vários governos pelo continente condenaram as táticas severas e clamaram por intervenção da ONU, sem nenhum efeito. A União dos Grandes Lagos e Atlântica fecharam suas embaixadas em Denver e ordenaram que os delegados da CNA em suas cidades fizessem as malas. Então, em 13 de novembro de 2088 uma série de ataques terroristas atingiram Boston, Baltimore, Portland e Maine. Estima-se que 2,451 pessoas morreram e milhares mais foram feridas pelos atentados.

Os  Atentados de Atlântica

Algumas horas após os ataques, a DataNet Global estava inundada com teorias de conspiração, a mais difundida delas especulava que eles foram realizados por um grupo terrorista conhecido como Agenda68. Alguns especularam que uma unidade black ops Canadense conhecida como Força Tarefa Harfang realizou o ato. Outros passaram a alegar que a CNA estava por trás dos ataques e ainda há outros que alegaram que Nova Brasília, ou talvez o Mandarinato Chinês estavam de algum modo envolvidos. Os auto-proclamados “especialistas em teoria da conspiração” como #Sam_Jones e #NECROTIXX especularam que a China, que a muito se imaginava estar mancomunada com a Coalizão Norte-Americana, usou simulacros para realizar os atentados.

#NECROTIXX: A China realizou os atentados. Faça a pesquisa. Veja o #Projeto Doppelganger e você verá. A CNA é só um bode expiatório.
#Sam_Jones: O Mandarinato está se tornando um poder imperialista. Veja o que eles estão fazendo com a Rússia agora e o que eles fizeram com todo o Sudeste Asiático. Pergunte aos refugiados russos inundando Seattle se eles acham que a China está satisfeita em permanecer dentro de sua fronteiras. O destino está traçado, pessoal.
#Simba: Pode ter sido orquestrado por agentes trabalhando para Charon.
#Luciferion: Que monte de besteira. Charon é uma IA. Não tem contato algum com humanos.
#Neon_Bright: Prove, Simba.

À medida que dias se transformavam em semanas, ainda não havia nenhum pronunciamento oficial do governo de Atlântica sobre a identidade dos autores dos ataques. Então, em 15 de Dezembro de 2088, um MIDIArquivo foi carregado para a DataNet Global trazendo a Hiper Tag de um pirata-de-mídia popular no submundo conhecido como #MAXX_footage.
A transmissão do drone mostrou três homens grandes e musculosos em roupas comuns saindo de uma van flutuante adjacente a um dos alvos dos ataques apenas alguns momentos antes dele explodir. Um software de reconhecimento facial identificou um dos homens como sendo o Primeiro Sargento John Moore, membro do exercito regular da Coalizão Norte-Americana. O MIDIArquivo prosseguiu seguindo os homens enquanto eles entraram em um carro flutuante anônimo que saiu e disparou em direção ao dique de Boston para aterrissarem em um cargueiro portando insígnias Chinesas. A embarcação prontamente zarpou rumo a águas internacionais.

#Sorry_U_Asked: Não é estranho o quão frequente as pessoas se refugiam na água em seguida a desastres? O quanto dos oceanos permanece não mapeado? O quanto está escondido sob as ondas que nós nem começamos a entender?
#BatRastard: Isso é uma piada? Nós já temos teorias da conspiração suficientes. Será que você poderia não colocar mais lenha na fogueira?
#Sane_Prophet: Na verdade, ele está mais perto da realidade do que você pode se sentir confortável em entender. Verdade demais pode danificar a mente de um homem.
#BatRastard: Eu imagino que a sua já esteja frita pelo excesso de stims, cara. Quer compartilhar o que você está tomando?

drone

A medida que a situação evoluiu, se tornou claro que #MAXX_footage passou por algo que só pode ser descrito como uma jornada torturante para trazer o MIDIArquivo à luz do dia. No que seria a sua única entrevista, #MAXX_footage apareceu via uma transmissão de vídeo segura no “Boston Tonight”— um show popular na nação de Atlântica. Milhões pelo mundo sintonizaram para ouvir o que ele tinha a dizer. #MAXX_footage, um jovem alto e esguio, recontou os eventos daquele dia, contando como ele estava em seu café favorito quando aquela van flutuante preta aterrissou bem em frente à arcologia da Emperor Pharmaceuticals cerca de meio quarteirão de distância.
Quando Penny Pearl — apresentadora do show — perguntou a #MAXX_Footage como, durante todo o caos, ele poderia se lembrar desses detalhes, #MAXX_footage disse que ele lembrava porque a van flutuante estacionou em fila dupla e alguém começou a gritar com os três caras que saíram. Pensando que resultaria em violência, #MAXX_footage disse que ele puxou seu micro drone espião e mandou que ele gravasse o incidente. Foi então que a merda aconteceu.

///começar Invasão de Tópico///

#NECROTIXX: Aqui está uma transcrição da curta entrevista. Penny não conseguiu trazer MAXX de volta.

Começando Transcrição…

“Um dos três homens atirou no cara bem na cara!” Diz #MAXX_footage, com suas longas e finas mãos tremendo. “Eles apenas se afastaram e entraram em um carro flutuante vermelho. Eu mandei Judy — esse é o nome do meu drone — atrás deles, e foi então que a van flutuante preta explodiu!” #MAXX_footage fica quieto por alguns segundos, e após algumas perguntas incisivas da apresentadora, ele termina sua historia.
“De qualquer modo, eu peguei os meus pertences, sacudi a poeira e de repente me dei conta, eu tinha captado os criminosos em Digifilme! Eu segui o carro flutuante vermelho por todo caminho passando o Dique, onde ele aterrissa nesse cargueiro Chinês. Judy já estava no seu limite de alcance, então eu a chamei de volta.” Ele pega um copo de água, suas mãos tremem.
“Conte-nos o que aconteceu em seguida,“ Penny perguntou.
“Bem,” ele começa, “Eu voltei ao meu flat — demorou um pouco — com todo caos acontecendo no ‘plex e tudo mais — e o lugar está arrebentado, eu quero dizer PRA VALER ami.” #MAXX_footage para novamente, então balança a cabeça e diz, “Escute. Eu não posso dizer mais nada sobre isso. Eu acho que eles ainda estão me observando… Na verdade, essa entrevista está encerrada. #MAXX OUT.” A transmissão de vídeo corta para um chiado.

Fim de Transcrição

///fim de Invasão de Tópico///

A entrevista e a filmagem do evento deflagraram um ultraje através de Atlântica. Previsivelmente, o governo da CNA negou veementemente qualquer envolvimento nos atentados, indo ao ponto de exigir a prisão e extradição de #MAXX_footage para interrogá-lo sobre as origens do vídeo
Martin Hughes — o presidente de Atlântica — recusou terminantemente as exigências da CNA, chegando ao ponto de dizer que esse #MAXX_footage era um herói do povo de  Atlântica.” Os agenciadores na cidade livre de Las Vegas começaram a aumentar as apostas de que as hostilidades iriam estourar na Costa Leste dentro de um ano.

#Simba: Eu perdi uma tonelada de dinheiro naquela aposta.
#Luciferion: Diga-se de passagem, MAXX_footage sumiu do mapa. Ninguém viu ou ouviu falar dele desde aquela entrevista.

A Erupção Solar

Em 26 de Janeiro de 2089, uma erupção solar maciça classe Y direcionada à Terra deflagrou uma Ejeção de Massa Coronal que bombardeou nosso planeta, desligando temporariamente a rede genie que monitora e atualiza os filtros de spam e realidade dos TAPs. Com a genie fora do ar, todo homem, mulher e criança com um TAP (Tendril Acess Processor) ficou exposto à Hiper Realidade bruta, não filtrada. Como vocês todos sabem, isso deflagrou uma semana de caos no mundo todo. Cidadãos do Sprawl — expostos a uma tempestade de spam, malwares e camadas sobre camadas de propagandas de realidade aumentada e ambientes simulados — ficaram temporariamente insanos.

#Sane_Prophet: Insanidade é uma palavra fraca para os de mente fraca. O que pode parecer insano para você pode simplesmente ser alguém atingindo a iluminação e vivendo de acordo com uma verdade superior.
#Sorry_U_Asked: Eu sou bastante favorável a questionar as circunstâncias, mas estou bastante certo de que cada uma das pessoas que foram assassinadas durante esses eventos teriam sido tachadas de insanas.
#Billy_Black_Eyes: Qualquer programa de dicionário que você esteja rodando precisa de um novo data-dump, Prophet.
#Sane_Prophet: Dicionários também são para os de mente fraca.
#Billy_Black_Eyes: Claro que são.

O mundo queimou por cerca de uma semana até que programadores pudessem consertar o problema com atualizações de firmware e patches para fazer os filtros rodarem e instalar um botão de desligar, mas o estrago já tinha sido feito. Não se sabe quantas pessoas morreram nas revoltas e na loucura, mas estimativas conservadoras colocam o numero total em cerca de 750 milhões de pessoas e ninguém nem mesmo tentou calcular o custo monetário das revoltas. Estranhamente, entretanto, a Erupção Solar em si não teve um grande impacto em várias infra-estruturas como energia elétrica e outras energias, sistemas de transporte, etc. Na verdade, muitos acreditam que a Erupção não foi uma erupção solar real, mas sim o primeiro sinal de ascensão de Charon como uma ameaça à humanidade.

#Luciferion: Ninguém nunca provou isso, Billy.
#Billy_Black_Eyes: Ninguém desmentiu também. Dados estatísticos podem ser hackeados. Números podem ser falsificados para fazer as coisas pareceram mais dramáticas do que elas realmente são. Terremotos são registrados em uma certa escala e são rebaixados toda hora. A verdade é que, essa é a primeira vez na história que uma erupção solar causou caos em larga escala. Soa duvidoso.
#Luciferion: Eu acreditarei quando ver alguns dados sólidos
#Billy_Black_Eyes: Justo. Mas a ascensão de Charon nessa mesma época não está nem aberta à debate. É um fato.

A  União Eurasiática Implode

Em 15 de Março de 2089, o Banco Central da União Eurasiática em Bonn, Alemanha, foi derrubado por um vírus desconhecido chamado Charon. Cerca de quarenta e cinco trilhões de dólares desapareceram sem deixar rastros. Todas as tentativas de reconstruir a base de dados falharam. Alguns programadores (e hackers freelancers) contratados para entrar e remover Charon das bases de dados perderam suas vidas no processo. Outras tentativas de reconstruir o sistema em servidores diferentes com backups também falharam quando programadores se deram conta que Charon — agora sob suspeita de muitos de ser uma IA — havia copiado a si mesmo nas redes da nuvem contendo aqueles backups.

#Luciferion: Não há nada a suspeitar. Charon é uma IA emergente. A única questão agora é se desperta ou não um evento de singularidade.
#Nothing_to_see_here: A Stopwatch vai para lá. Ele sempre pegam essas coisas.
#Luciferion: Quem você acha que morreu tentando tirar ela da base de dados em Bonn?

Nos meses a seguir, uma estimativa de 200 milhões de pessoas através da União Eurasiática, o Reino Unido e Irlanda perderam seus empregos, suas casas e suas economias quando se tornou claro que Charon encontrou um caminho para as contas pessoais dos cidadãos através da União.
Demonstrações de violência popular dispararam, à medida que o numero de gangues na esfacelada União Eurasiática subia a níveis não vistos desde a Morte — um “Outono Nuclear” que durou três anos em sequência à guerra Indo-Paquistanesa, quando armas nucleares foram usadas em larga escala. No megaplexo de Londres-Reading, protestos culminaram em violência em larga escala depois que a brutalidade policial reprimiu um protesto pacifico no prédio do parlamento Britânico. Mais demonstrações de protestos violentos se seguiram em Bristol, Swindon e no sprawl Manchester-Liverpool.

Em 27 de junho de 2089, o governo Francês foi deposto por um grupo político marginal extremista conhecido como Novo Partido Pirata. Liderado por uma jovem zeek carismática chamada Angéle Bonheur, o Novo Partido Pirata tomou o poder depois de uma feroz e caótica campanha contra os representantes da Frente Nacional e da União Republicana Popular. As eleições foram repletas de escândalos e muitos Franceses não gostaram (e ainda não gostam) da idéia da líder francesa ser uma psíquica. Então, quando Angéle emergiu claramente como vencedora, os militares franceses recusaram-se a reconhecer sua legitimidade. A presidente Bonheur respondeu debandando as forças armadas da França, ao mesmo tempo que anunciava a privatização das forças da nação através de um acordo com a Ravenlocke Security.

#Downtrodden: Sim, senhoras e senhores, é um sinal do que está por vir, um golpe de estado corporativo no mundo todo. Se você acha que o CEO da Ravenlocke — ou seja, o Markus Raven — não tem voz ativa na direção que esse novo governo toma, pense novamente.
#Luciferion: É maneiro ver a França liderada por uma psíquica, mas na real; isso ainda vai piorar muito antes que melhore.
#Magpie: Eu não me surpreenderia se ela for morta.

O antigo Tenente-Coronel Adrien Boucher, também conhecido como “Adrian, o Açougueiro” por sua supressão brutal de um levante em Marselha em 2087, encarregou-se dos remanescentes do exercito francês debandado, prometendo remover a presidente Bonheur do poder. Em questões de dias, após o pronunciamento de Adrien, o Forte Richepance — agora quartel general Noroeste da brigada Mechagolem Corvos da Tempestade das indústrias Ravenlocke — foi atacado. A presidente respondeu declarando lei marcial na França até que o movimento renegado fosse abatido. Até então, isso não aconteceu, embora haja relatos de confrontos entre as forças Ravenlocke e as forças separatistas fora de Saint Etiénne e nos Alpes Franceses.

paris

#Warpig: Isso causou vários problemas. Se a Presidente Angéle pensa que seus compatriotas irão aceitar a privatização das forças armadas, ela está terrivelmente enganada. Como Billy mencionou, o Açougueiro está causando problemas, mas tem mais. Milícias estão se formando. Eles tem armamento avançado, e enquanto eu não quero especular quem está fornecendo essas armas à eles, eu sei que a grande maioria das armas foi feita pela Ato Divino Armamentos.
#Battle_Mind: Eu sei de uma coisa; é uma boa época para ser um mercenário!
#Full_Metal_Cyborg: Amém irmão, te vejo no campo de batalha.
#Payne_Man: Armado e carregado, seus imbecis!! Rebento seus n00bs com minha AK.
#Magpie: *suspiro* Para de jogar #Matrix of War, Payne. Você parece um idiota. Isso não é um jogo.
#Payne_Man: Eu achei que estivéssemos falando sobre #MOW? VCS deviam V as zonas. Elas são zatamente como o conteúdo desse INFOdump. Já faz um tempo. Des de que a ultima expanção saiu em 2088.
#Luciferion: …Ok isso é esquisito.
#Payne_Man: A expanção da guerra Coalizão/Atlântica tá vindo mês que vem tmb! Tô hypado!

Em 30 de Junho de 2089, a Alemanha, fragmentada por lutas políticas internas, revoltas nas ruas e um estado geral de caos, fecha as fronteiras. Oficialmente, alegaram razões de segurança decorrentes do conflito na fronteira com a França, mas a maioria das pessoas não acredita nisso. O Chanceler Konrad Gerste autorizou o resgate financeiro dos três maiores fabricantes de armas e equipamentos militares para o exército Alemão. A ação assustou muitas nações do Leste Europeu — especialmente o bom povo da Polônia — que sabe muito bem o que acontece quando alemães começam a se preparar para guerra, e não se engane; a Alemanha está em pé de guerra.

#Payne_Man: Cuidado! Os alemão tão chegando! LOL
#Klaus: O quê? Meus irmãos não podem se mobilizar para se proteger do caos na França? E por que a referência velada à Segunda Guerra? Já fazem cerca de 150 anos da loucura de Hitler, ainda assim ninguém nos deixa esquecer.

O Urso e o Dragão.

A medida que a situação na Europa piorou, a China tomou vantagem da enfraquecida União Eurasiática, tomando grandes faixas de território na Rússia com seus exércitos, avançando a oeste, até os Montes Urais onde as forças russas conseguiram parar o avanço do dragão. Entretanto, o estrago já tinha sido feito. Por volta de Agosto de 2089, o Mandarinato tinha se estabelecido como um poder de ocupação em cada metrópole, cidade e vilarejo a leste dos Montes Urais. Porém, isso não impediu os russos de retaliarem. Os patriotas começaram uma insurgência, atacando as forças chinesas onde quer que eles às encontrassem. Os porta-vozes do Mandarinato infrutíferamente pintam os insurgentes como terroristas, à medida que eles crescem em número a cada dia.

#Neon_Bright: Essa não é apenas uma luta contra a agressão Chinesa. Vastos recursos foram encontrados desde que a Sibéria começou a descongelar. Eu estou falando de minerais preciosos, petróleo; mesmo território útil para desenvolvimento, especialmente quando você considera os bilhões de pessoas que vivem no leste da Ásia.
#Luciferion: Concordo, Neon.


O financiamento do Interface Zero já está no ar! Já apoiou hoje? Vai lá e garante logo sua cópia com descontos, enquanto durarem!

card

A Revolução Está Chegando!
#arec

Preview 1: O caminho para 2090
Preview 2: A vida em 2090
Preview 3: Da carne ao metal!Preview 4: Da mente à um cano fumegante!


Deixe um comentário

5 pensamentos em “Após quase 20 anos, o Cyberpunk está de volta!

  • Carlos Alexandre Martins Silva

    Esse é um cenário que com certeza tem que chegar ao Brasil,(sem falar no livro que tem que ser colorido!!!!),uma opção sensacional para,(no meu caso…),mudar de ares,largar as espadas e usar um top de linha da Atos Divinos Armamentos!!!!!

  • Valberto Betão Filho

    Sei lá eu achei tudo com gosto muito anos 80. No dia que encontrar o livro numa livraria física eu vou dar uma folheada pra ver do que se trata de verdade.
    Eu posso até estar enganado mas o Brasil como sétima economia do mundo não foi nem citado…

    • pensamento coletivo Autor do post

      Olá Valberto! Isto é apenas um dos previews do cenário. O Brasil é uma das maiores potências mundiais no cenário. Ele é, na verdade, totalmente o oposto do que você disse; toda a ideia do Interface Zero é ser exatamente o nosso futuro, e não um retro-futuro dos anos 80. Tanto que, não existe aquela predominância do rock no meio musical (como existe na maioria dos cenários cyberpunks), ao invés disso, vc tem uma predominância e evolução de “manifestações culturais” como memes, geração internet, o poder das mídias sociais, é o conflito entre telas de touch-screen, realidade aumentada e a fome e pobreza convivendo lado a lado. É um mundo de raves, body piercing extremo, escarificação, hip hop, eric snowden e wikileaks… 🙂
      Essa semana vamos postar a tradução de um texto da introdução do livro, que compete exatamente à isso, à essa modernização do cyberpunk. Se quiser, você pode dar uma olhada na versão original aqui: http://www.gunmetalgames.net/wp-content/uploads/2015/10/Fate-intro-and-timeline.pdf